Mudanças nos Planos

NÃO À RETIRADA DE PATROCÍNIO DA ENEL

XXIV Congresso Nacional da ANAPAR, contou com a participação de integrantes do Blog do Assistido e outros companheiros eletricitários.

Secretário do Ministério da Previdência afirma ser inadmissível não respeitar o acordo feito antes da privatização

Fala ocorreu no XXIV Congresso Nacional da Anapar que contou com a participação de integrantes do Blog do Assistido e outros companheiros eletricitários.

 

Integrantes do Blog do Assistido, Elisa Botelho, Álvaro Santos, o Bob, e Fernando Mirancos, além dos companheiros Valdivino dos Anjos, Alberto Soares e do Diretor Coordenador da Regional São Paulo da ANAPAR, Jurandyr Pimentel, participaram do XXIV Congresso Nacional da Anapar e votaram como delegados da Assembleia Geral Ordinária da entidade.

Foram abordados vários temas relacionados à previdência complementar e aos planos de saúde com autogestão. Participantes e assistidos de todo o Brasil, de várias categorias e empresas estiveram presentes.

O Secretário do Regime Próprio e Regime Complementar, do Ministério da Previdência Social, Sr. Paulo Roberto Pinto, e o Diretor Superintendente da PREVIC, Sr. Ricardo Pena, participaram do painel de abertura do congresso, que teve a mediação do Presidente da Anapar, Marcel Barros.

Neste painel, o Secretário do Regime Complementar, Sr. Paulo Roberto Pinto, mencionou a retirada de patrocínio da ENEL como um caso exemplar em que a patrocinadora não quer respeitar contratos firmados à época da privatização e que isso é inadmissível.

Fernando Mirancos, assistido do plano de previdência da ENEL e do Blog do Assistido, durante o painel de abertura, fez um resumo sobre o processo de retirada de patrocínio da ENEL para a plateia do Congresso, composta por petroleiros, eletricitários, da telefonia e bancários, entre outras categorias, e perguntou se o processo de retirada de patrocínio da ENEL está suspenso. O Diretor Superintendente da PREVIC, Sr. Ricardo Pena, afirmou que apesar da retirada de patrocínio estar prevista em lei, o processo de retirada da ENEL não estava considerando direitos dos assistidos e que estava tomando medidas para evitar a aprovação do termo de retirada nestas condições. Na opinião do Diretor Superintendente, é importante que se estabeleça negociação entre Enel e as entidades representativas. Ele informou, ainda, que o processo de retirada de patrocínio está suspenso, aguardando um parecer da Procuradoria Federal na PREVIC. Não havíamos recebido da PREVIC e nem da VIVEST, esta informação sobre a suspensão.

Claudia Ricaldoni, ex-Presidente da Anapar e assistida de plano de previdência da CEMIG, recomendou, na sua fala, que os processos de retirada de patrocínio sejam suspensos enquanto as resoluções estiverem sendo revisadas. Salientou, ainda, a importância da negociação, mas que “enquanto o patrocinador tiver o poder de passar o trator, ele não negocia, ele passa o trator”.

O Blog do Assistido divulgou um documento sobre a retirada de patrocínio da ENEL para todos os participantes do evento e fez a entrega ao Secretário, ao Diretor Superintendente da PREVIC e aos dirigentes da ANAPAR.

Havíamos convidado nossos colegas para entregar um documento para o Ministro da Previdência Social, Sr. Carlos Lupi, cuja participação estava programada para o encerramento do primeiro dia do congresso. Mas, infelizmente, o Ministro não pode participar. Agradecemos a todos os colegas assistidos da ENEL e de outras empresas e às integrantes do Grupo Mulheres Energia Paulista que compareceram ao local do Congresso e para os quais pudemos fazer um resumo do que havia acontecido no congresso e sobre nossas próximas ações.

No painel de encerramento do evento e durante a Assembleia Geral Ordinária, o Presidente da Anapar, Marcel Barros, e o Diretor de Administração e Finanças, Bráulio Carvalho, reafirmaram o total apoio da entidade à luta dos assistidos do plano de previdência da ENEL contra a retirada de patrocínio e defenderam que as obrigações assumidas pela empresa no processo de privatização sejam integralmente cumpridas.

Na próxima semana, vamos dar andamento às nossas ações administrativas, judiciais e a reuniões com autoridades do Governo Federal e parlamentares.

NÃO À RETIRADA DE PATROCÍNIO DA ENEL !!!

Veja as fotos do Congresso Nacional de Participantes de Fundos de Pensão e de Saúde de Autogestão através do link: https://drive.google.com/drive/folders/12vsHOcba_EP-YUN-s-e6QS1RgWrty0eo?usp=drive_link

 

 

 

VEJA TAMBÉM

FAÇA SUA BUSCA

SIGA-NOS