Mulheres, Energia Paulista
Visita a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - ALESP
Visita a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Companheiros e Companheiras aposentados e pensionistas da VIVEST, nós Mulheres Representantes do Grupo Mulheres Energia Paulista estivemos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - ALESP no dia 11.07.23, pela manhã e fomos muito bem recebidas pelo Dr. Wesley, advogado que está trabalhando na CPI da ENEL, do Gabinete da Deputada Carla Morando onde entregamos a lista e assinaturas do Abaixo Assinado, como também os comentários da petição sobre a retirada de patrocínio.
Aproveitamos a oportunidade para fazer um relato sobre a nossa situação hoje dos aposentados desde quando entramos na Eletropaulo como trabalhadores, quando na ocasião fomos orientados pela empresa a participar do plano de aposentadoria. Na época, os trabalhadores mais antigos oriundos da Braslight, foram transferidos para compor a Fundação CESP, também em um contrato de natureza mutualista e vitalícia. Esse plano previdenciário, foi saldado, no fim dos anos noventa, por ocasião da Privatização do Setor Elétrico quando foram garantidas todas as condições anteriores, dentro do conceito de direito adquirido e cuja empresa que viesse suceder a empresa estatal deveria cumprir.
Foi relatado por nós também, os acontecimentos dos últimos três anos, quando a Empresa ENEL apresentou a proposta Migração do nosso plano Vitalício para um novo plano de outra natureza, como uma aplicação financeira, a partir do cálculo uma reserva matemática individual, onde, através de um novo contrato, os aposentados renunciariam à vitaliciedade. Após o período de adesão ao plano de migração, a Enel, em agosto de 2021, decidiu pela retirada de patrocínio, de forma unilateral. Atualmente, o processo de retirada de patrocínio está em análise pela Previc. A Previc informou que o processo está suspenso, em função da análise que o Procurador Federal na Previc está realizando.
Aproveitamos a oportunidade, para também informar ao Dr. Wesley, sobre a moção 157 da Deputada Márcia Lia.
Como a partir do dia 1º de julho, no período de recesso parlamentar. Este intervalo, que é previsto pela Constituição Estadual, vai até o dia 31 de julho, as tratativas com as representantes do Grupo Mulheres Energia Paulista serão retomadas em agosto.
No dia 12 de julho, o Dr. Wesley nos comunicou que a Presidência da CPI criou um site chamado https://www.ajudeacpidaenel.com/ um link que direcionará você para o preenchimento de um formulário contendo 12 perguntas referentes ao serviço da empresa.