Política Energética

Morre o Professor Luiz Pinguelli

Pinguelli foi presidente da Eletrobras

Perdemos na madrugada desta quinta-feira (03 de março) um grande brasileiro. Morreu o Professor Luiz Pinguelli Rosa. Ele dirigiu a COPPE, o instituto de pós-graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e foi presidente da Eletrobrás.

O Professor Pinguelli lutou contra o processo de privatização do setor elétrico brasileiro. Foi figura destacada nos debates envolvendo as privatizações da Escelsa, Light e do setor elétrico paulista, ocorrida na segunda metade dos anos 1990.

Segundo o Professor Mauricio Tolmasquim, seu ex-aluno e amigo, “Pinguelli tinha uma capacidade de liderança nata. Teve quatro mandatos à frente da COPPE, tendo sido um dos responsáveis pela sua transformação em um dos maiores centros de ensino e pesquisa em Engenharia da América Latina. Foi presidente do Fórum Brasileiro do Clima e teve atuação relevante nas discussões sobre as mudanças climáticas, tendo feito jus, em conjunto com os demais cientistas do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), ao prêmio Nobel da Paz”.

É uma grande perda para o Brasil e para o setor elétrico.

O Blog do Assistido se solidariza com familiares e amigos.